sábado, 6 de outubro de 2012

T A N G R A M

POST BASEADO NA AULA DOS ACADÊMICOS DO 4º SEMESTRE
(ANA, ANTÔNIO E RHAFAELA)
 DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNEMAT - TURMA 2011/1 QUE REALIZARAM NO DIA 05/10/12 - AULAS COM  A TURMA DO 5º ANO.

TEMA:  TANGRAM


T A N G R  A M :      L E N D A S

Há lendas sobre a origem do Tangram e algumas delas os alunos puderam conhecer assistindo a apresentação de slides.

TANGRAM: Trabalho realizado pelo estudante Jefferson Luan Carvalho Alves no LI da Escola.

T A N G R A M    E     F R A Ç Õ E S

Os acadêmicos também abordaram a relação Tangram e frações.

Imagem da internet: FONTE: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=175



T A N G R  A M:  ARTE, GEOMETRIA, RACIOCÍNIO, ANÁLISE, SÍNTESE...

 Os acadêmicos (Ana, Antônio e Rhafaela) exporam muito bem sobre as formas geométricas das sete peças do Tangram:

2 triângulos grandes
1 triângulos médios
2 triângulo pequenos
01 quadrado e
01 paralelogramo

E... construiram junto com cada estudante um Tangram e exploraram as múltiplas figuras que podem ser montadas com as peças.

Na segunda parte da aula, a atividade foi realizada no Laboratório de Informática com o passo a passo do desenho do Tangram, desenho de figuras diversas e jogos de Tangram online no site: www.rachacuca/tangram

Segue imagens das atividades realizadas:

 coelho
 gato

quadrado

o robô - além das sete peças...




Agradecemos aos acadêmicos pela preciosa aula e convidamos os nossos "lunosluz"  a comentarem os momentos vivenciados.

Profa Tejada :)

21 comentários:

Anônimo disse...

Guilherme Moro Engelmann - 05/10/12

Gostaram do gatinho preto e rosa ? fui eu quem fiz :)
Meu caro amigo jefferson, admiro muito seu trabalho, continue assim e voce será um Leonardo da Vinci n° 2 auhauah

Anônimo disse...

Guilherme Moro Engelmann - 08/10/12 *

Oi pessoal, sou eu de novo. gostaria de deixar um recado para todos : fazendo tangram você pode soltar a imaginação e criar tudo o que quiser.

* Errei na data do meu outro comentário, ele foi postado no mesmo dia que esse ( 08/10/12, não 05/10/12 ) Sorry :D

Anônimo disse...

Maicon diz: o jogo do tangram é muito legal porque ensina a gente a fazer outros bichinhos. Eles ensinaram a fazer no computador figuras muito legais.

Anônimo disse...

FERNANDO: Aprendemos muitos tipos de tangram que nós não tinhamos conhecidos ainda pois então hoje não saio do computador de casa porque só fico no kolour paint desenhando várias paisagens feitas por peças de tangram.
Tudo isso que elas e ele esplicaram para a gente foi muito interessante ela explicando parecia até professoras e professor de matematica.

Anônimo disse...

foram muitos desenhos bonitos e divertidos
alguns professores o TONI ANA E RAFA.
FOI LEGUAL EU GOSTEI MUITO.
CAMILA MARIANO 05/10/12

Anônimo disse...

Jefferson Luan Alves Carvalho-08/10/2012
Eu gostei muito de trabalhar com o tangram na aula de sexta-feira nós viemos para o laboratório de informatica e fizemos varias coisas no paint com as figuras do tangram

Anônimo disse...

gleidson eu gosteis do conteudo do tangran que voces passaram para a gente voces tambem foram muito legal que voces insinaram eu aprendi a faze muitos bichos e bonecos tchau Ana Rafaela e Antonio

Anônimo disse...

JAQUELINE DIZ: Nós recebemos a visita dos acadêrmicos da UNEMAT. Eles ensinaram a gente a fazer TANGRAM,depois nós jogamos alguns jogos online no site racha cuca. Foi muito legal. Eu gostei muito deles(ANA,ANTONIO,RHAFAELA)

Anônimo disse...

Lucas - eu gostei da aula porque nÓs montamos muitas coisas diferentes e aqui na sala de informÁtica nos também jogamos os jogos de tangram.

Anônimo disse...

vitoria No dia eu não vim mas eu gosto muito de ´´tangram´´ eu perguntei se foi demais e sim foi muito legal.1

Anônimo disse...

oi pessoal tudo bem eu adorei os comentarios.
CAMILA MARIANO

Anônimo disse...

Gleidson: eu gostei do conteúdo do tangram que vocês passaram para a gente vocês também foram muito legal que vocês ensinaram eu aprendi a fazer muitos bichos e bonecos tchau para Ana, Rafaela e Antonio

Anônimo disse...

Gustavo 08/10/12
com o tangram você pode fazer várias coisas: gato, cachorro, coelho e nomes
com a Ana a Rafaela e o Toni.
abraços...

Anônimo disse...

Daniel De Andrade Guandalin:
Eu gostei da aula deles porque eles ensinaram a fazer vários tangrans.
Os profesores Ana, Rhafaela e Antonio são muitos legais.
Obrigado por ter ensinado para nós
Eu achei a aula de vocês muito legal.

Anônimo disse...

ERICKSSON - Eu gostei muito da aula foi deZ E legal. O nome dos rofessores é Ana, Antonio e Rafaela.
Eu aprendi fazer Tangram com bichos.FIM

Anônimo disse...

MATHEUS - Eu e os meus colegas gostaMOS muito dos professores Ana Antonio e Rhafaela. Eles fIZERAM um trabalho muito bom com o tangran Eu entendi que o tangran tem sete peças e da para fazer varias desenhos.

Anônimo disse...

EMILLY GABRIELA. Sexta-feira na aula anterior foi convidados os acadêmicos da Unemat para ensinar algumas atividades sobre o tangran. Eles ensinaran quantas peças tem o tangran e quntos bichos como:gato cachorro robos e outras coisas eu gostei da aulas deles porque eles são muitos ligados naquilo que estão ensinando a gente se a gente errar eles corrigem. Eles querem o melhor para nós e para os outros. por que eles se esforçaram para aprender e eles aprenderam para nos ensina beijaooooo para cada um de vocês.

Anônimo disse...

ALLAN ASSUNÇÃO SILVA
Eu não fui na aula de vocês porque a kombi não foi puxar. Hoje a professora Maria passou um pouco do conteúdo do Tangran. Eu achei muito legal o trabalho de vocês.

Anônimo disse...

Amanda Garcia Mendonça

Eu gostei muito dos estagiários (Ana, Rhafaela e Antônio "Tony" .
Os desenhos ficaram muito bonitos eu parabenizo a todos que fizeram os desenhos no computador.
Eu gostaria que nos tivessemos outras aulas iguais aquela com eles.
Tchau

Anônimo disse...

Alan

Eu gostoi Muito da aula deles a gente foi para o o lboratório de informatica a gente jogou tangram.

























































































































































































































































Anônimo disse...

LUCAS eu gostei muito porque nos aprendemos a fazer muitos bichos diferentes como coelho,cachorro,gato e muito mais .Junto com voceis ANA RAFAELA E ANTONIO tchau.