quarta-feira, 10 de outubro de 2012

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

POST BASEADO NO SITE "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA" DA UNESP.

O trabalho com jogos busca criar condições para que todos os alunos possam descobrir ou redescobrir que é possível aprender e conhecer, e, para surpresa de muitos, mesmo as atividades mais formais podem dar prazer, despertar interesse e prender a atenção.

Para um trabalho sistemático com jogos é necessário que os mesmos sejam escolhidos e trabalhados com o intuito de fazer o aluno ultrapassar a fase da mera tentativa e erro, ou de jogar pela diversão apenas. Por isso, é essencial a escolha de uma metodologia de trabalho que permita a exploração do potencial dos jogos no desenvolvimento de competências e habilidades, como cálculo mental, raciocínio lógico e intuitivo, o que pode ser feito por meio da metodologia de resolução de problemas.
Desenvolvendo a capacidade de resolver problemas, o aluno consegue compreender um problema, estando apto a arquitetar um plano, executá-lo e desenvolver a avaliação crítica.

FONTE: http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages

/jogos.htm

 

JOGOS

 

 

Torre de Hanói

HISTÓRIA: Torre de Hanói é um jogo da antigüidade que vinha com a seguinte lenda: "Diz-se que Deus quando criou o mundo, fez três torres de diamantes e colocou em uma 64 discos de ouro, de tamanho decrescente da base para o topo. Chamou três dos seus melhores sacerdotes e lhes deu a missão de transportarem os discos da torre mais à esquerda para a torre mais à direita segundo as regras: deve ser transportado um disco por vez; nunca deve ser colocado um disco maior sobre um menor. Quando os sacerdotes conseguirem transportar todos os discos, o mundo acabará."

COMO JOGAR: O jogo consiste em passar todos os discos da torre 1 para a torre 3, transportando apenas 1 disco de cada vez sem nunca colocar um disco maior em cima de um menor.




Nenhum comentário: