segunda-feira, 13 de abril de 2015

ESCALA DE PROFICIÊNCIA - SAEB - ATUALIZADA EM 2013

"Um nível é uma classificação utilizada para caracterizar as habilidades comuns a um grupo de alunos que realizam uma avaliação, de forma a permitir a identificação de determinada competência matemática já construída por esse grupo de alunos. Essa competência, portanto, é caracterizada pelo conjunto de habilidades que esses alunos já possuem. No SAEB e na Prova Brasil, são os resultados do processo avaliativo que orientam a definição dos níveis. Procura-se agrupar alunos por competência construída, por conhecimentos matemáticos já adquiridos e mobilizadosde maneira autônoma pelos estudantes, em uma prova realizada  individualmente". 

"Pretendemos, com isso, esclarecer a escola a respeito de quais critérios foram utilizados para a organização destes níveis. Estes critérios poderão, por um lado, oferecer informações mais específicas a respeito de quais são as habilidades já constituídas pelos seus alunos; por outro, orientar a ação da escola para a organização de um trabalho que possibilite aos alunos a constituição, aprofundamento e ampliação de diferentes habilidades de leitura".

FONTES:
Língua portuguesa: orientações para o professor, Saeb/Prova Brasil, 4ª série/5º ano, ensino fundamental. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009.
Matemática: orientações para o professor, Saeb/Prova Brasil, 4ª série/5º ano, ensino fundamental. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009
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      A avaliação do aluno feita no processo cotidiano da sala de aula é aquela que possibilita o diagnóstico da dificuldade individual de cada criança e jovem ao apontar as medidas a serem tomadas para que o direito de aprender seja garantido a todos os seus alunos.     Embora a competência técnica dos profissionais da educação seja indispensável para o desenvolvimento de um trabalho educativo de qualidade, de nada adiantará se, ao seu lado, não estiver presente um efetivo compromisso de todos os membros da comunidade escolar com a formação efetiva do cidadão, de modo a garantir-lhe um direito inalienável: o de participar de um processo educativo de qualidade. (Saeb/Prova Brasil) 



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