domingo, 12 de março de 2023

Competências digitais




http://www.programainspira.com.br/blog/10-tecnologias-gratuitas-que-podem-auxiliar-na-sala-de-aula/ 


ÁREA PEDAGÓGICA

AVALIAÇÃO: ser capaz de usar tecnologias digitais para acompanhar e orientar o processo de aprendizagem e avaliar o desempenho dos alunos.

Conhecer a Plataforma Plinks: Aprender brincando é coisa desse Mondo. 

PLINKS é uma plataforma de aprendizagem lúdica que envolve estudantes e educadores numa aventura divertida através do conhecimento.

PRÁTICA PEDAGÓGICA: ser capaz de incorporar tecnologia às experiências de aprendizagem dos alunos e às suas estratégias de ensino. (Ver planos de aula de acordo com o seu componente curricular em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/busca 

CURADORIA E CRIAÇÃO - ser capaz de selecionar e criar recursos digitais que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem e gestão de sala de aula.

Ver Iniciativa Educação Aberta

PERSONALIZAÇÃO - Ser capaz de utilizar a tecnologia para criar experiências de aprendizagem que atendam as necessidades de cada estudante.

Ver www.edmodo.com


AREA CIDADANIA DIGITAL

USO SEGURO - Ser capaz de fazer e promover o uso seguro das tecnologias (estratégias e ferramentas de proteção de dados).

COMO: vídeos sobre como evitar golpes e usar as tecnologias com segurança,


USO RESPONSÁVEL Ser capaz de fazer e promover o uso ético e responsável da tecnologia (cyberbullying, privacidade, presença digital e implicações legais).

ver Curso de Formação de Professores Multiplicadores para uso consciente e responsável da Internet (nic.br)


USO CRÍTICO Ser capaz de fazer e promover a interpretação crítica das informações disponíveis em mídias digitais.

Para saber mais, acesse o portal do Instituto Net-Claro-Embratel e leia o artigo Pós-verdade: quais caminhos pedagógicos estimulam o pensamento crítico do aluno?

(https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossasnovidades/

reportagens/pos-verdade-quais-caminhos-pedagogicos-estimulam-opensamento-

critico-do-aluno/).


INCLUSÃO - Ser capaz de utilizar recursos tecnológicos para promover a inclusão e a equidade educativa

Ser capaz de utilizar recursos tecnológicos para promover a inclusão e a equidade educativa.

Como: Alunos gravam audiolivro para biblioteca braille - PORVIR


AREA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


COMPARTILHAMENTO - Ser capaz de usar a tecnologia para participar e promover a participação em comunidades de aprendizagem e trocas entre pares.

Plataforma Edmodo


COMUNICAÇÃO - Ser capaz de utilizar tecnologias para manter comunicação ativa, sistemática e eficiente com os atores da comunidade educativa

Uma sugestão é acompanhar canais de podcasts sugeridos no Canal do Youtube da Amplifica (https://www.youtube.com/watch?v=3u90Q5u_aig).


AUTOAVALIAÇÃO - Ser capaz de utilizar as tecnologias digitais para avaliar a sua prática docente e implementar ações para melhorias. ver ferramenta Formulários do Google 


AUTODESENVOLVIMENTO - Ser capaz de usar tecnologias digitais nas atividades de formação continuada e de desenvolvimento profissional.

ver mais em Atividades em destaque recomendadas por nossa equipe | Portal da RBAC (aprendizagemcriativa.org) 




Nenhum comentário: