http://www.programainspira.com.br/blog/10-tecnologias-gratuitas-que-podem-auxiliar-na-sala-de-aula/
ÁREA PEDAGÓGICA
AVALIAÇÃO: ser capaz de usar tecnologias digitais para acompanhar e orientar o processo de aprendizagem e avaliar o desempenho dos alunos.
Conhecer a Plataforma Plinks: Aprender brincando é coisa desse Mondo.
O PLINKS é uma plataforma de aprendizagem lúdica que envolve estudantes e educadores numa aventura divertida através do conhecimento.
PRÁTICA PEDAGÓGICA: ser capaz de incorporar tecnologia às experiências de aprendizagem dos alunos e às suas estratégias de ensino. (Ver planos de aula de acordo com o seu componente curricular em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/busca
CURADORIA E CRIAÇÃO - ser capaz de selecionar e criar recursos digitais que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem e gestão de sala de aula.
Ver Iniciativa Educação Aberta
PERSONALIZAÇÃO - Ser capaz de utilizar a tecnologia para criar experiências de aprendizagem que atendam as necessidades de cada estudante.
Ver www.edmodo.com
AREA CIDADANIA DIGITAL
USO SEGURO - Ser capaz de fazer e promover o uso seguro das tecnologias (estratégias e ferramentas de proteção de dados).
COMO: vídeos sobre como evitar golpes e usar as tecnologias com segurança,
USO RESPONSÁVEL Ser capaz de fazer e promover o uso ético e responsável da tecnologia (cyberbullying, privacidade, presença digital e implicações legais).
USO CRÍTICO Ser capaz de fazer e promover a interpretação crítica das informações disponíveis em mídias digitais.
Para saber mais, acesse o portal do Instituto Net-Claro-Embratel e leia o artigo Pós-verdade: quais caminhos pedagógicos estimulam o pensamento crítico do aluno?
(https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossasnovidades/
reportagens/pos-verdade-quais-caminhos-pedagogicos-estimulam-opensamento-
critico-do-aluno/).
INCLUSÃO - Ser capaz de utilizar recursos tecnológicos para promover a inclusão e a equidade educativa
Ser capaz de utilizar recursos tecnológicos para promover a inclusão e a equidade educativa.
Como: Alunos gravam audiolivro para biblioteca braille - PORVIR
AREA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
COMPARTILHAMENTO - Ser capaz de usar a tecnologia para participar e promover a participação em comunidades de aprendizagem e trocas entre pares.
Plataforma Edmodo
COMUNICAÇÃO - Ser capaz de utilizar tecnologias para manter comunicação ativa, sistemática e eficiente com os atores da comunidade educativa
Uma sugestão é acompanhar canais de podcasts sugeridos no Canal do Youtube da Amplifica (https://www.youtube.com/watch?v=3u90Q5u_aig).
AUTOAVALIAÇÃO - Ser capaz de utilizar as tecnologias digitais para avaliar a sua prática docente e implementar ações para melhorias. ver ferramenta Formulários do Google
AUTODESENVOLVIMENTO - Ser capaz de usar tecnologias digitais nas atividades de formação continuada e de desenvolvimento profissional.
ver mais em Atividades em destaque recomendadas por nossa equipe | Portal da RBAC (aprendizagemcriativa.org)
Nenhum comentário:
Postar um comentário