domingo, 16 de julho de 2017

EIXO PENSAMENTO ALGÉBRICO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC -
EIXO PENSAMENTO ALGÉBRICO -

Objetivos de Aprendizagem: 
Compreender padrões e relações, a partir de diferentes contextos


*Estabelecer critérios para agrupar, classificar e ordenar objetos, considerando diferentes atributos.

*Reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de sons e formas ou padrões numéricos simples.

*Produzir padrões em faixas decorativas, em sequências de sons e formas ou padrões numéricos simples. 

Nos objetivos de aprendizagem SEDUC/MT (2017) pode ser alinhado com o
Cód. 102 ciclo)  (1ºciclo)  Reconhece regularidades e padrões em diferentes situações problemas.


 ELEMENTOS TEÓRICOS

A compreensão e reconhecimento dos padrões – em sequências numéricas, de imagens e de sons ou em sequências numéricas simples, – o estabelecimento de critérios para agrupar, classificar e ordenar objetos, considerando diferentes atributos e a produção de padrões, fazem parte de todos os eixos estruturantes. (BRASIL, 2012, p. 76)
 
Atividades que auxiliam o desenvolvimento destes objetivos:

Lúdicas: Torre de copos descartáveis; Agrupamentos de brinquedos por atributos (cor, tamanho, indicação...)



REGISTRO ESCRITO - EM FOLHA SULFITE A4: 



JOGO DO CASTELO: (confeccione o castelo - foto abaixo).

Siga as instruções:
1 - Pinte os números que têm dois algarismos iguais.
2 - Pinte os números em que a soma dos seus dois algarismos dê 10.
3 – Invente uma nova instrução que tenha uma regularidade.


 REFERÊNCIAS:
BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria da Educação Básica. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1.o , 2.o e 3.o anos) do ensino fundamental. Brasília, 2012.


Um comentário:

Marcia Andreia disse...

Fiz a atividade com minha turma , foi muito proveitosa, todos amaram!!! Obrigada!