PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC -
EIXO PENSAMENTO ALGÉBRICO -
Objetivos de Aprendizagem:
Compreender padrões e relações, a partir de diferentes contextos
*Estabelecer critérios para agrupar, classificar e ordenar objetos, considerando diferentes atributos.
*Reconhecer
padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em
sequências de sons e formas ou padrões numéricos simples.
*Produzir padrões em faixas decorativas, em sequências de sons e formas ou padrões numéricos simples.
Nos objetivos de aprendizagem SEDUC/MT (2017) pode ser alinhado com o
Cód. 102 ciclo) (1ºciclo) Reconhece regularidades e padrões em diferentes situações
problemas.
ELEMENTOS TEÓRICOS
A
compreensão e reconhecimento dos padrões – em sequências numéricas, de imagens
e de sons ou em sequências numéricas simples, – o estabelecimento de critérios
para agrupar, classificar e ordenar objetos, considerando diferentes atributos
e a produção de padrões, fazem parte de todos os eixos estruturantes. (BRASIL,
2012, p. 76)
Atividades que auxiliam o desenvolvimento destes objetivos:
Lúdicas: Torre de copos descartáveis; Agrupamentos de brinquedos por atributos (cor, tamanho, indicação...)
ONLINE: CRIAÇÃO DE PADRÕES GEOMÉTRICOS
REGISTRO ESCRITO - EM FOLHA SULFITE A4:
JOGO DO CASTELO: (confeccione o castelo - foto abaixo).
Siga as instruções:
1 - Pinte os números que têm dois algarismos iguais.
2 - Pinte os números em que a soma dos seus dois algarismos dê 10.
3 – Invente uma nova instrução que tenha uma
regularidade.
REFERÊNCIAS:
BRASIL, Ministério da Educação –
Secretaria da Educação Básica. Elementos
conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e
desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1.o ,
2.o e 3.o anos)
do ensino fundamental. Brasília, 2012.
Um comentário:
Fiz a atividade com minha turma , foi muito proveitosa, todos amaram!!! Obrigada!
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