Na Prova Brasil, o resultado do aluno é apresentado em pontos numa escala (Escala SAEB). Discussões promovidas pelo comitê científico do movimento Todos Pela Educação, composto por diversos especialistas em educação, indicaram qual a pontuação a partir da qual pode-se considerar que o aluno demonstrou o domínio da competência avaliada. Decidiu-se que, de acordo com o número de pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado. No QEdu, consideramos que alunos com aprendizado adequado são aqueles que estão nos níveis proficiente e avançado.
ESCALA DE NÍVEIS QUALITATIVOS DE APRENDIZAGEM
Língua Portuguesa – 5º Ano
Insuficiente: 0 a 149 pontos
Básico: 150 a 199 pontos
Proficiente: 200 a 249 pontos
Avançado: Igual ou maior que 250 pontos
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Matemática – 5º Ano
Insuficiente: 0 a 174 pontos
Básico: 175 a 224 pontos
Proficiente: 225 a 274 pontos
Avançado: Igual ou maior que 275 pontos
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Língua Portuguesa – 9º Ano
Insuficiente: 0 a 199 pontos
Básico: 200 a 274 pontos
Proficiente: 275 a 324 pontos
Avançado: Igual ou maior que 325 pontos
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Matemática – 9º Ano
Insuficiente: 0 a 224 pontos
Básico: 225 a 299 pontos
Proficiente: 300 a 349 pontos
Avançado: Igual ou maior que 350
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Matemática 5º ano Nível 5 - Proficiente: 225 a 274 pontos
QUADRO DIAGNÓSTICO: EVOLUÇÃO DA TURMA
N=NÃO P = PARCIALMENTE S = SIM
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N
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P
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S
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Espaço e forma
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Localizar um ponto entre outros dois fixados, apresentados em uma figura composta por vários outros pontos.
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Reconhecer a planificação de um cubo dentre um conjunto de planificações apresentadas.
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Grandezas e medidas
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Determinar a área de um terreno retangular representado em uma malha quadriculada.
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Determinar o horário final de um evento a partir do horário de início, dado em horas e minutos, e de um intervalo dado em quantidade de minutos superior a uma hora.
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Converter mais de uma hora inteira em minutos.
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Converter uma quantia dada em moedas de 5, 25 e 50 centavos e 1 real em cédulas de real.
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Estimar a altura de um determinado objeto com referência aos dados fornecidos por uma régua graduada em centímetros.
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Números e operações; álgebra e funções
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Determinar o resultado da subtração, com recursos à ordem superior, entre números naturais de até cinco ordens, utilizando as ideias de retirar e comparar.
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Determinar o resultado da multiplicação de um número inteiro por um número representado na forma decimal, em contexto envolvendo o sistema monetário.
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Determinar o resultado da divisão de números naturais, com resto, por um número de uma ordem, usando noção de agrupamento.
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Resolver problemas envolvendo a análise do algoritmo da adição de dois números naturais.
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Resolver problemas, no sistema monetário nacional, envolvendo adição e subtração de cédulas e moedas.
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Resolver problemas que envolvam a metade e o triplo de números naturais.
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Localizar um número em uma reta numérica graduada onde estão expressos o primeiro e o último número representando um intervalo de tempo de dez anos, com dez subdivisões entre eles.
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Localizar um número racional dado em sua forma decimal em uma reta numérica graduada onde estão expressos diversos números naturais consecutivos, com dez subdivisões entre eles.
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Reconhecer o valor posicional do algarismo localizado na 4ª ordem de um número natural.
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Reconhecer uma fração como representação da relação parte-todo, com apoio de um polígono dividido em oito partes ou mais.
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Associar um número natural às suas ordens, e vice-versa.
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Língua Portuguesa 5º ano Níveis 4 e 5 - Proficiente: 200 a 249 pontos
QUADRO DIAGNÓSTICO: EVOLUÇÃO DA TURMA
N=NÃO P = PARCIALMENTE S = SIM
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N
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P
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S
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Nível 4
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Identificar informação explícita em sinopses e receitas culinárias.
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Identificar assunto principal e personagem em contos e letras de música.
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Identificar formas de representação de medida de tempo em reportagens.
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Identificar assuntos comuns a duas reportagens.
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Identificar o efeito de humor em piadas.
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Reconhecer sentido de expressão, elementos da narrativa e opinião em reportagens, contos e poemas.
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Reconhecer relação de causa e consequência e relação entre pronomes e seus referentes em fábulas, poemas, contos e tirinhas.
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Inferir sentido decorrente da utilização de sinais de pontuação e sentido de expressões em poemas, fábulas e contos.
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Inferir efeito de humor em tirinhas e histórias em quadrinhos.
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Nível 5
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Identificar assunto e opinião em reportagens e contos.
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Identificar assunto comum a cartas e poemas.
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Identificar informação explícita em letras de música e contos.
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Reconhecer assunto em poemas e tirinhas
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Reconhecer sentido de conjunções e de locuções adverbiais em verbetes, lendas e contos.
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Reconhecer finalidade de reportagens e cartazes.
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Reconhecer relação de causa e consequência e relação entre pronome e seu referente em tirinhas, contos e reportagens.
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Inferir elementos da narrativa em fábulas, contos e cartas.
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Inferir finalidade e efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e assunto em fábulas.
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Inferir informação em poemas, reportagens e cartas.
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Diferenciar opinião de fato em reportagens.
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Interpretar efeito de humor e sentido de palavra em piadas e tirinhas.
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