domingo, 19 de abril de 2015

AVALIAÇÕES EXTERNAS - PROVA BRASIL - O Qedu e a classificação da Escala de Proficiência

Na Prova Brasil, o resultado do aluno é apresentado em pontos numa escala (Escala SAEB). Discussões promovidas pelo comitê científico do movimento Todos Pela Educação, composto por diversos especialistas em educação, indicaram qual a pontuação a partir da qual pode-se considerar que o aluno demonstrou o domínio da competência avaliada. Decidiu-se que, de acordo com o número de pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado. No QEdu, consideramos que alunos com aprendizado adequado são aqueles que estão nos níveis proficiente e avançado.


ESCALA DE NÍVEIS QUALITATIVOS DE APRENDIZAGEM

Língua Portuguesa – 5º Ano
Insuficiente: 0 a 149 pontos
Básico: 150 a 199 pontos
Proficiente: 200 a 249 pontos
Avançado: Igual ou maior que 250 pontos
Matemática – 5º Ano
Insuficiente: 0 a 174 pontos
Básico: 175 a 224 pontos
Proficiente: 225 a 274 pontos
Avançado: Igual ou maior que 275 pontos
Língua Portuguesa – 9º Ano
Insuficiente: 0 a 199 pontos
Básico: 200 a 274 pontos
Proficiente: 275 a 324 pontos
Avançado: Igual ou maior que 325 pontos
Matemática – 9º Ano
Insuficiente: 0 a 224 pontos
Básico: 225 a 299 pontos
Proficiente: 300 a 349 pontos
Avançado: Igual ou maior que 350
Matemática 5º ano Nível 5 - Proficiente: 225 a 274 pontos
QUADRO DIAGNÓSTICO: EVOLUÇÃO DA TURMA


                    N=NÃO      P =  PARCIALMENTE       S = SIM
N
P
S


Espaço e forma
Localizar um ponto entre outros dois fixados, apresentados em uma figura composta por vários outros pontos.



Reconhecer a planificação de um cubo dentre um conjunto de planificações apresentadas.









Grandezas e medidas
Determinar a área de um terreno retangular representado em uma malha quadriculada.



Determinar o horário final de um evento a partir do horário de início, dado em horas e minutos, e de um intervalo dado em quantidade de minutos superior a uma hora.



Converter mais de uma hora inteira em minutos.



Converter uma quantia dada em moedas de 5, 25 e 50 centavos e 1 real em cédulas de real.



Estimar a altura de um determinado objeto com referência aos dados fornecidos por uma régua graduada em centímetros.



















Números e operações; álgebra e funções
Determinar o resultado da subtração, com recursos à ordem superior, entre números naturais de até cinco ordens, utilizando as ideias de retirar e comparar.



Determinar o resultado da multiplicação de um número inteiro por um número representado na forma decimal, em contexto envolvendo o sistema monetário.



Determinar o resultado da divisão de números naturais, com resto, por um número de uma ordem, usando noção de agrupamento.



Resolver problemas envolvendo a análise do algoritmo da adição de dois números naturais.



Resolver problemas, no sistema monetário nacional, envolvendo adição e subtração de cédulas e moedas.



Resolver problemas que envolvam a metade e o triplo de números naturais.



Localizar um número em uma reta numérica graduada onde estão expressos o primeiro e o último número representando um intervalo de tempo de dez anos, com dez subdivisões entre eles.



Localizar um número racional dado em sua forma decimal em uma reta numérica graduada onde estão expressos diversos números naturais consecutivos, com dez subdivisões entre eles.



Reconhecer o valor posicional do algarismo localizado na 4ª ordem de um número natural.



Reconhecer uma fração como representação da relação parte-todo, com apoio de um polígono dividido em oito partes ou mais.



Associar um número natural às suas ordens, e vice-versa.




Língua Portuguesa 5º ano Níveis 4 e 5 - Proficiente: 200 a 249 pontos
QUADRO DIAGNÓSTICO: EVOLUÇÃO DA TURMA


                    N=NÃO      P =  PARCIALMENTE       S = SIM
N
P
S













Nível 4
Identificar informação explícita em sinopses e receitas culinárias.



Identificar assunto principal e personagem em contos e letras de música.



Identificar formas de representação de medida de tempo em reportagens.



Identificar assuntos comuns a duas reportagens.



Identificar o efeito de humor em piadas.



Reconhecer sentido de expressão, elementos da narrativa e opinião em reportagens, contos e poemas.



Reconhecer relação de causa e consequência e relação entre pronomes e seus referentes em fábulas, poemas, contos e tirinhas.



Inferir sentido decorrente da utilização de sinais de pontuação e sentido de expressões em poemas, fábulas e contos.



Inferir efeito de humor em tirinhas e histórias em quadrinhos.












Nível 5
Identificar assunto e opinião em reportagens e contos.



Identificar assunto comum a cartas e poemas.



Identificar informação explícita em letras de música e contos.



Reconhecer assunto em poemas e tirinhas



Reconhecer sentido de conjunções e de locuções adverbiais em verbetes, lendas e contos.



Reconhecer finalidade de reportagens e cartazes.



Reconhecer relação de causa e consequência e relação entre pronome e seu referente em tirinhas, contos e reportagens.



Inferir elementos da narrativa em fábulas, contos e cartas.



Inferir finalidade e efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e assunto em fábulas.



Inferir informação em poemas, reportagens e cartas.



Diferenciar opinião de fato em reportagens.



Interpretar efeito de humor e sentido de palavra em piadas e tirinhas.



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