quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sequência Didática
Turma: 5º ano


Objetivos:
Ler e interpretar diferentes gêneros textuais sobre o tema televisão.
Refletir sobre o exagero da TV na vida das crianças/pessoas;
Justificar a preferência por livros ou programas televisivos.
Produzir texto em duplas.
Publicar texto no ambiente virtual (blog)
Comentar os textos dos colegas.

Previsão temporal: 10 aulas de 50 minutos cada.

Início: 09/04/2012

Metodologia:
Cada aluno receberá o seu material contendo os textos selecionados.
Será feito a leitura coletiva, grifos nos trechos mais relevantes dos textos.
Estimular os alunos a comentar os textos.
Interpretação dos textos e apresentar justificativa quanto à preferência por livros ou programa de TV.
Produzir um texto poético ou em prosa que tenha como tema TELEVISÃO.
Após a correção dos textos, cada dupla fará a digitação e posteriormente encaminhará para o endereço de e-mail para ser publicado no blog.
Após a publicação dos textos, o incentivo será para a publicação de comentários sobre a produção dos colegas.

 Recursos:

Textos
 CARTUM: "tirem as crianças da frente dos livros" (Laerte. In folha de SP, 26/11/2000
TIRINHA "Recruta zero" (Mort Walker. In: O Estado de SP, 22/09/2001
ROTEIRO "Programação de um canal de TV Aberta (In: folha de SP, 26/11/2007
CRÔNICA "Experiência (Luis Fernando Verissimo. O Santinho. RJ: Objetiva, 1991
ARTIGO DE OPINIÃO "Janela Indiscreta" (Mauricio de Souza. In: NET TV Revista mensal de entretenimento. SP: Globo, 2001
ARTIGO DE OPINIÃO "Televisão" (José Paulo Paes. In: Vejam como sei escrever. 1ed. SP: Ática, 2001)

Laboratório de Informática da Escola
Computadores
Internet

 Avaliação

      O processo de avaliação será contínuo para verificar vários momentos do desenvolvimento dos alunos: participação, leitura, interpretação, trabalho em dupla, grupo e individualmente, participação, exposição do trabalho e respeito ao trabalho dos demais.

Um comentário:

professora Maria Aparecida dos Santos disse...

Parabéns professora pelo belíssimo trabalho desenvolvido e pela iniciativa de publicar o riquíssimo trabalho de seus educandos. É isso aí, estamos na era digital!